Ir para o conteúdo

✌🏼Envio gratuito acima de 100€

Ícones do design: os interruptores desenhados pelos irmãos Castiglioni

«O objeto de que mais me orgulho? O interruptor de corte, desenhado com o meu irmão Pier Giacomo. Produzido em grande quantidade, é comprado pelas suas qualidades formais e ninguém, nas lojas de material elétrico, conhece o autor. É agradável de segurar, tem um som bonito... e muitas vezes, quando entro num quarto de hotel pelo mundo fora, e estendo a mão para procurar o interruptor do candeeiro de mesa de cabeceira, encontro o nosso interruptor de corte.»

Achille Castiglioni

O mítico interruptor rompitratta 450, produzido na altura pela VLM de Buccinasco, nasceu há mais de 50 anos do lápis de um dos maiores protagonistas do design italiano, vencedor de nove Compassi d'Oro.

O som do clique de funcionamento entrou no imaginário coletivo, já que este pequeno grande objeto foi produzido em mais de 25 milhões de exemplares. Basta, talvez à noite, deslizar as suaves texturas dos nossos cabos têxteis e subir com a mão até às suas formas inconfundíveis para voltar automaticamente a procurar o cursor, num gesto inconsciente que cheira a memória e a beleza.

Mas o 450 não é o único interruptor desenhado por Achille e Pier Giacomo Castiglioni. Existem dois "irmãos mais velhos" pensados para candeeiros de pé e de mesa: o 661 e o 662. Talvez se lembrem deles na base dos candeeiros "Arco" também desenhados por Achille e Pier Giacomo Castiglioni, a “Aoy” e a “Stylos” de Achille Castiglioni, para a Flos, ou dos candeeiros "Ettore" de E. Gismondi para a Artemide, ou ainda do “Brumbury” de Luigi Massoni para a Guzzini.



Projeto realizado graças à preciosa ajuda e apoio da Fundação Achille Castiglioni.


A Fundação valoriza, protege e torna público todo o material que constitui testemunho da atividade cultural, artística, profissional e humana de Achille Castiglioni. Mediante marcação, são oferecidas visitas guiadas na Piazza Castello 27, em Milão, local do estúdio histórico de Castiglioni onde é divulgado o percurso de projeto com que realizou os seus projetos, através de exposições temporárias.



E para terminar (e, porque não, para brincar um pouco), não nos esqueçamos que, se não podemos gabar-nos de ter nos nossos produtos um ícone inatingível como a Arco, no nosso pequeno mundo temos um Archet(To), desenhado, por um estranho acaso, também ele por um Achille (Novarino).

Artigo anterior Artigo seguinte
close
close
close
I have a question
sparkles
close
product
Hello! I am very interested in this product.
gift
Special Deal!
sparkles